As unidades de saúde de Catanduva estão engajadas em ações do “Setembro Amarelo” – campanha de prevenção ao suicídio. Um cronograma de atividades foi elaborado para atingir os moradores nas áreas de abrangência e as primeiras ações começaram a ser realizadas nesta semana.
No contato com os moradores, os profissionais vão falar sobre a valorização da vida. Nesse contexto, as salas de espera de algumas unidades vão ser ponto de referência para conversa sobre o assunto, dinâmicas e palestras educativas.
Na manhã desta segunda-feira, dia 9, a equipe do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) realizou atividade com moradores na unidade do Gavioli. Os profissionais ministraram palestra sobre a valorização da vida e ressaltaram a importância de quebrar preconceitos que envolvem o tema.
Em algumas regiões da cidade, as equipes vão levar a temática para fora das unidades. Estão confirmadas palestras na Saec, escola estadual Prof.ª Dinorah Silveira Borges, Citrosuco e Igreja São Bento.
A maior parte das atividades é encabeçada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), em parceria com alunos do curso de Medicina da Unifipa.
Palestras e apresentações também fizeram parte da programação do IV Fórum de Prevenção ao Suicídio, realizado na última terça-feira, dia 3 de setembro. O evento voltado a profissionais da saúde abriu a programação desenvolvida pela Prefeitura e alusiva à campanha na cidade.
Imagem: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde
Fonte: Assessoria/Prefeitura